Informativo Delcar

Transmissão Automática

Ao dirigir um veículo com transmissão manual, o condutor deve usar a alavanca seletora para fazer as mudanças de marcha, tanto crescentes (com o veículo em aceleração) quanto decrescentes (em desaceleração ou em subidas íngremes, quando o motor não possui torque suficiente para impulsionar na marcha atual). Para isso, o motorista deve estar constantemente atento à rotação e carga do motor e a à velocidade do veículo.

E na transmissão automática? Isso é necessário? Não. Tanto mudanças crescentes quanto decrescentes são realizadas automaticamente.

VANTAGENS:

Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução.

Redução da fadiga ao dirigir, pois desobriga o condutor de usar a embreagem e fazer a troca de marchas.

Mudanças suaves de marchas.

Mais atenção direcionada ao trânsito.

Impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado.

Aumento da vida útil dos componentes da transmissão.

COMO É O POSICIONAMENTO DA ALAVANCA?

Vamos ver como funcionam algumas das principais posições?

P = Parking (estacionamento)
Nesta posição, o eixo de saída do câmbio fica travado mecanicamente, portanto o veículo não se desloca nem pra frente nem para trás. É geralmente utilizada para deixar o veículo estacionado. Vale lembrar que ao estacionar o veículo, é preciso utilizar também o freio de estacionamento. Só posicione P com o veículo totalmente parado.

R = REVERSE (Marcha à ré)
Quando a alavanca seletora estiver nesta posição, o veículo se deslocará na direção da marcha à ré (para trás). Somente posicione em R com o veículo totalmente parado.

N = NEUTRO
A rotação do motor não é transmitida para o eixo de saída. A partida é permitida nesta posição. Evite transpor de N para D com o veículo em movimento.

D =DRIVE
Nesta posição, a transmissão automática faz as mudanças de marchas automaticamente. O veículo parte de 1° marcha e muda paras as demais de acordo com o padrão de condução.

L = LOW
É usada geralmente para baixas velocidades. A função do freio-motor é acionada automaticamente.

S = SPORT
Utilizada para uma condução mais esportiva, quando a mudança de marcha ocorre em uma rotação mais elevada do motor.

+/-
Nesta posição, as mudanças ocorrem quando o condutor aciona a alavanca seletora com um toque na direção do +, para marchas crescentes, ou -, para marchas decrescentes.

Como os veículos podem variar de acordo com o seu projeto, as posições disponíveis na alavanca seletora também variam, assim como o comando de seleção de marcha.

Esse comando pode ser no volante ou até mesmo na coluna de direção. Portanto, é necessário verificar no manual do veículo quais são as posições e sua correta utilização.

Fonte: Boletin Técnico Cesvi Brasil.
Centro de Experimentação e segurança Viária.

Visite o site da Delcar Aluguel de Carros

Delcar Reparos Automotivos

Rua Boa Esperança, 514, Sion. Belo Horizonte, Minas Gerais
Central de Reservas: Fone: (31) 3225.5859